ADRIANA LISBOA E OS ESPAÇOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO

imagen

Por Neila Brasil

Neste post, eu gostaria de comentar brevemente a trajetória da escritora brasileira Adriana Lisboa considerando a internacionalização de sua carreira. Em entrevista concedida ao site da Saraiva/conteúdo, a autora afirmou: “Pensar em ser escritora era como pensar em ser astronauta, uma coisa assim um pouco fora da realidade. Eu não sabia que era uma profissão viável, possível. Fui fazer uma outra coisa também não muito viável, que é trabalhar com música”. Com formação nessa área, a autora viu na pós-graduação em Letras na UERJ a possibilidade de enveredar pela carreira de escritora. O romance Um beijo de colombina é apresentado como uma dissertação de mestrado. Visto em perspectiva, essa escolha parece indicar o reconhecimento da academia como um caminho possível de abertura para a afirmação de uma carreira como escritor.

Hoje, os livros de Adriana Lisboa encontram tradução em dezessete países, sendo uma das poucas autoras brasileiras traduzidas nos Estados Unidos, onde a autora vive atualmente. O fato de ser uma escritora contemporânea que alcança a internacionalização de seu nome pode estar relacionado à questão de ser representada por agências literárias como as de Lucia Riff (Agência Riff) e pela agente Nicole Witt (Mertin Literary Agency). Vale lembrar que nos Estados Unidos, por exemplo, a maior parte das editoras não recebe originais diretamente dos autores, que precisam ser representados por agentes literários.

Também é possível arriscar que o recebimento de prêmios literários seja um incremento importante de consolidação do nome da autora, já que Lisboa foi premiada com bolsas da Fundação Japão e da Fundação Biblioteca Nacional do Livro, para criação dos romances Rakushisha e Um beijo de colombina.

Entrevistas, resenhas, fotografias e artigos sobre Adriana Lisboa e sua obra são encontrados facilmente em materiais virtuais disponíveis na internet. A autora ainda conta com o site, atualizado recentemente, em que o leitor poderá encontrar informações sobre seus livros, biografia e contato. A obra de Lisboa vem recebendo maior atenção de estudiosos e críticos literários que desejam conhecer a literatura contemporânea. Sua obra tem sido alvo de diversos artigos, críticas e resenhas, sendo estudada em universidades brasileiras e algumas universidades nos Estados Unidos. Partindo dessa constatação, podemos afirmar que os caminhos trilhados por Adriana Lisboa, quer seja na construção da sua literatura, quer seja na recepção crítica de seus textos, têm contribuído para a consolidação da sua carreira tanto no Brasil quanto no exterior.

Anúncios

17 Respostas para “ADRIANA LISBOA E OS ESPAÇOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO

  1. No Brasil, realmente não é fácil ser um escritor, ter seus trabalhos pelo menos lidos. Mas não se pode desistir. Conheço bem a trajetória de Adriana, desde os primeiros livros. Ela venceu.

    • Realmente Achel Tinoco conseguir entrar no mercado do livro é uma árdua tarefa. Aqui no Brasil contamos com poucos agentes literários. Mas atualmente muitos escritores estão utilizando ferramentas que colaboram no sentido de divulgação de seus textos, como blogs e até mesmo as redes sociais. Também existem as pequenas editoras que publicam em pequenas tiragens. Há casos de autores que começam publicando seus textos em blogs. A trajetória de Adriana Lisboa enquanto escritora tem sido de exito, a autora já foi traduzida em dezessete países, e também já recebeu muitos prêmios. Obrigada pela sua participação.

  2. Neila, parabéns por este post, que é um bálsamo na vida de muitos escritores anônimos que seguem em frente na árdua carreira de escritor. Adriana Lisboa prova que é possível ser e viver como escritor, é preciso ser bom naquilo que se propõe. Outra ferramenta importante nos dias de hoje é ter alguém para agenciar. Quem já leu as obras dessa autora sabe bem que todos os prêmios recebidos são méritos. Adriana é simplesmente notável!!!

    • Obrigada Elane. Bem a Adriana Lisboa apostou na carreira de escritora e foi algo que deu certo. Sua obra é marcada pela delicadeza e consegue envolver o leitor do início ao fim da história.

    • Obrigada Elane pela sua contribuição nas discussões aqui no blog. Como você coloca aqui uma estratégia importante é ter alguém para agenciar. Com certeza o fato de ter um agente literário contribui muito para a carreira de um autor.

  3. Neila, felicitações pelo excelente texto! Vendo a trajetória de Adriana nós percebemos que ser escritor é de fato uma profissão que, como outras, exige disciplina e paciência, que não acontece de uma hora para outra, mas também possibilita o sucesso profissional. Contudo, ainda é difícil viver de literatura no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo mostra que a maioria dos escritores não vivem apenas da venda dos seus livros, mas sim de oficinas literárias, prêmios literários, atividade acadêmica, tradução, jornalismo, adaptação das suas obras para o cinema etc. Adriana Lisboa parece fazer parte desse grupo, apesar de distribuir bem os seus textos. Mesmo assim, muitos escritores consideram a situação atual no país melhor do que há 20 anos, devido justamente a profissionalização do escritor, que não precisa mais trabalhar fora do cenário artístico-cultural.

  4. Concordo com você,amiga Neila. Em 1976, quando escrevi meus romances AMOR PARA DOIS e FELICIDADE DE UMA VIRGEM. Entrei em contato com a Editora Abril e não fui atendido satisfatoriamente, o que me deixou bastante decepcionado. Pois, estava com minha mente bem fértil ,em plena adolescência. Espero que as Editoras contemporâneas, não fruste os sonhos de possíveis talentos promissores, como eu fui vítima.
    Abraços amiga Neila Brasil.

  5. Concordo com você, amiga Neila. Em 1976, aos 16 anos de idade, escrevi meus romances AMOR PARA DOIS e FELICIDADE DE UMA VIRGEM.
    Entrei em contato com a Editora Abril e não fui atendido satisfatoriamente, o que me deixou bastante decepcionado. Pois, estava naquela época, com a minha mente bem fértil, em plena adolescência. Espero que as Editoras contemporâneas, não fruste os sonhos de possíveis talentos promissores nesta área literária, como infelizmente eu fui vítima.
    Abraços, amiga Neila Brasil.

    • Olá Misael, seja bem vindo as discussões propostas pelo blog Leituras Contemporâneas. Realmente muitas editoras simplesmente dizem “não” para autores que muitas vezes não são conhecidos no cenário literário. Ser escritor é uma tarefa árdua. No entanto, hoje com a internet muitos autores conseguem divulgar seus textos em blogs e com isso podem chamar a atenção de algumas editoras. As redes sociais também auxiliam no trabalho de divulgação de autores iniciantes. Outra questão interessante é que existem pequenas editoras que trabalham com pequenas tiragens, para aqueles que entram no ramo da autopublicação.

  6. Parabéns pelo texto, Neila. Poxa… Adriana Lisboa tem obras traduzidas em 17 países? que beleza em? Realmente, ela tem uma carreira de sucesso neh?

  7. Excelente texto!

  8. Neila, bem legal o texto. Ser escritor não é uma tarefa fácil. Muitos escritores tentam conciliar a atividade de escrita com outras tarefas. Pode-se constatar, a partir da trajetória literária de Adriana Lisboa, que ela teve muito sucesso em suas atividades. Nem todos escritores conseguem enveredar por este mesmo caminho, muitos ficam a margem ou conciliam a escrita com a crítica literária. Mas vale a pena investigar essa trajetória de sucesso de Lisboa.

  9. Neila, parabéns pelo texto, bastante interessante.

    Conhecia pouco de Adriana Lisboa e só agora pude ser apresentada a sua trajetória. Fiquei curiosa em ler o romance “Um beijo de Colombina”, pareceu-me convidativo esse perfil multifacetado de Adriana Lisboa, no sentido de ser escritora e musicista e ter vencido essas barreiras de consolidação na carreira.

    Parabéns pela pesquisa, Neila!

  10. Excelente texto. Pena que não dão o devido valor à Adriana Lisboa e a tantos outros escritores brasileiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s